"Antes de falar, escute. Antes de escrever, pense. Antes de julgar, espere. Antes de orar, perdoe. Antes de desistir, tente".

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Curiosidades da Biblioteca

Criada a mais de dez anos, a biblioteca da UDC - União de Faculdades Cataratas está instalada no térreo do Bloco ‘D’, ocupa área física de (436 m²) seu espaço físico oferecendo condições de pesquisa, leitura, estudos individuais e em grupos, consulta computadorizada ao acervo, acesso à Internet e ambientes especiais como serviço de reprografia. A biblioteca possui 50 mil exemplares. Do total de livros para pesquisas cerca de 5% são únicos. Os gêneros mais procurados depende do período de provas de cada curso. Nos dias de grande procura, mais de 1000 livros saem de poder da  instituição para as mãos dos acadêmicos.


Veja alguns dos exemplares único disponíveis na biblioteca; 

- A função da Ignorância - autor SARA PAÍN
Com 201 páginas relata que a partir do contato com os problemas, concretos da prática pedagógica e com a clínica dos distúrbios de aprendizagem, a indagação fundamental " como é possível o conhecimento?"
Adquiriu, nos estudos de Sara Paín, sua forma dialética inversa ou seja, "Como é possível a ignorância ?". De forma revolucionária, a autora transformou a ignorância em um conceito explicativo dos processos de produção e conhecimento.
O livro relata passos brilhantes de seus estudos. Sara Paín estudou filosofia na Universidade de Buenos Aires onde durante 15 anos foi professora de Psicologia da Inteligência e Educação.

- Jornalismo e a Violência Social -    

Ao invadir o espaço cotidiano, a televisão passa a modificá-lo e a adequá-lo a um conjunto de normas. O Telejornalismo por sua vez, veincula imagens, simplista e unilaterias sobre temas da violência social.
Se estas imagens fossem substituídas por uma representação complexa e múltiplas, em proveito da pluralidade que a informação pode apresentar, fundada na própria realidade do mundo social. Seria possível haver uma contribuição para um jornalismo mais amplo da reflexão sobre estes temas, o que levaria a atitudes de novas, diferentes, mais fraternas e justas.