Sabemos que com a correria do dia a dia, fazer uma refeição saudável em casa ou até mesmo fora do serviço é um desafio.
Além da presa, a falta de informação de calorias do que estamos comendo se torna um grande inimigo. As redes de Fast Foods estão entrando em nosso cotidiano, podemos observar que nas grandes maiorias das Faculdades o famoso "lanchinho" está presente.
Angélica Cabral aponta que a maioria dos acadêmicos preferem comer lanches à base de frituras, do que os salgados assados ou sanduiches naturais que a cantina oferece.
Cerca de 200 salgados são consumidos por dia nos intervalos da Faculdade. Na cantina da Instituição trabalham 10 funcionários desde à produção dos lanches até na parte dos atendimentos.
No interior da cantina além das guloseimas e comidas de dar água na boca, eles oferecem um espaço amplo e aconchegante, com tabelas informando os valores calóricos que cada produto contém.
Angélica Cabral ainda resalta " Procuramos atender bem nossos clientes, fazendo com que possam estar informado com os produtos que consomem".
O difícil é resistir essas delícias na hora da fome. Pois a ingestão diária de calorias para um adulto é de 2.000 calorias, sendo que alguns desses "lanchinhos" pode ter até 800 calorias, onde são adicionadas grandes quantidades de açúcares, gorduras e sal, para que nos proporcionem as sensações adequadas. Contudo, sabe-se que, quando em excesso, estes ingredientes provocam consequências, como:
As gorduras usadas neste tipo de produtos, as chamadas gorduras saturadas, aumentam os níveis de colesterol, provocando coágulos nas artérias e aumentando o risco de doenças coronárias.
![]() |
Ricardo de Melo - 5° Jornalismo |
" Praticamente todos as noites faço um lache aqui, pois não tenho tempo suficiente de fazer um boa refeição, onde a alternativa é a cantina" - Ricardo de Melo.
Filipe Lafuente acadêmico do 5º período de Publicidade e Propaganda, diz que nem todas às noites frequenta a cantina, mas quando bate aquela fome, procura o lugar mais prático e próximo da faculdade, onde adepta pela cantina. Mas Lafuente ainda aponta estar ciente de que as comidas rápidas não são saudáveis a saúde.
Veja o link:
Nutricionista conta os cuidados que se deve ter com os lanches.A nutricionista Manoela Figueiredo fala sobre os benefícios dos lanches entre as refeições e como prepará-los de forma saudável e prática.